Acutil constitui uma protecção nutritiva que poderá ajudar a manter a função e o desempenho do cérebro, em particular em indivíduos de idade mais avançada ou em situações stress/sobrecarga intelectual (ex: estudantes em períodos de exames), em que as carências nutricionais poderão ter maior impacto.
Características:
- Suplemento alimentar que contém para além de ácidos gordos ómega-3, extracto de Ginkgo biloba, fosfatidilserina, ácido fólico e vitamina E e B12, contribuindo para assegurar um aporte suficiente destes nutrientes e responder às necessidades variáveis do organismo.
- Os ácidos gordos ómega-3 , em particular o ácido docosahexaenóico, são um constituinte fundamental da membrana dos neurónios (células nervosas), que é fundamental para o processamento da informação no cérebro. Por sua vez o ácido eicosapentaenoico desempenha um papel importante na produção de substâncias com papel activo nos processos imunológicos e inflamatórios.
- A fosfatidilserina é também um componente muito importante das membranas celulares dos neurónios, necessária para assegurar uma transmissão eficiente dos impulsos nervosos.
- A vitamina B12 e o ácido fólico ajudam a manter a integridade celular e a optimizar o metabolismo nervoso. Em conjunto, estas duas substâncias ajudam a proteger o cérebro dos efeitos potencialmente lesivos de uma substância chamada homocisteína.
- A vitamina E desempenha um importante papel na protecção de diferentes tecidos, em particular do cérebro, contra reacções químicas de peroxidação, que podem ocorrer a partir de diferentes processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos. A não neutralização dos compostos resultantes da peroxidação pode contribuir para um envelhecimento precoce das células. Para além destas propriedades anti-oxidantes, as necessidades em vitamina E encontram-se aumentadas nos indivíduos com dietas ricas em ácidos gordos poli-insaturados.
- Os componentes derivados da Ginkgo biloba têm também importantes propriedades anti-oxidantes. Para além disso poderão ajudar a manter a memória, em particular a de curto prazo.
Conselhos de utilização:
Recomenda-se uma toma diária de uma a duas cápsulas de Acutil, por dia, juntamente com alimentos ou bebidas não alcoólicas. Não administrar em mulheres grávidas ou a amamentar. Acutil não deverá ser administrado em caso de hipersensibilidade conhecida a qualquer das substâncias constituintes. Desaconselha-se a utilização se estiver a tomar medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários. Acutil contém alergenos de soja e de peixe. No caso de epilepsia, perturbações da coagulação ou diabetes, inicie a toma deste produto com o aconselhamento do seu médico ou farmacêutico. Os suplementos alimentares não devem ser usados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um estilo de vida saudável.