unknown
Pilucat 5mg 24 comprimidos

Pilucat 5mg 24 comprimidos

Prevenção do cio em gatas.

7454017
18,95 €
Com IVA
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (975 Itens)
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (975 Itens)
✓ Medicamento sujeito a receita médico-veterinária.
Adicionar à lista de desejos Adicionado à lista de desejos
 Calcular o custo de envio

Pilucat está indicado para gatos nas seguintes situações:

  • Prevenção do cio; 
  • Interrupção da lactação motivada por uma pseudo-gestação; 
  • Tratamento da pseudo-gestação; 
  • Tratamento da satiríase nos machos; 
  • Tratamento do granuloma eosinófilo e da dermatite miliar felina acompanhada ou não de alopécia ou prurido.

Substância ativa: 5 mg de acetato de megestrol

O acetato de megestrol partilha as mesmas atividades farmacológicas dos outros progestativos: alteração da capacidade secretora ao nível do endométrio, incremento da temperatura corporal basal e inibição da pituitária.

Nos animais, o acetato de megestrol inibe a ovulação, possuindo um efeito antigonadotrófico, antiuterotrófico e antiandrogénico / antimiotrófico. Apresenta uma ligeira atividade glicocorticoide desprovida de propriedades anti-inflamatórias, anabólicas e androgénicas e uma muito ligeira atividade mineralocorticoide.

O efeito do acetato de megestrol, como um agente inibidor do estro, deve-se a uma supressão do desenvolvimento do folículo que se obtém pela limitação da pituitária do hipotálamo, conduzindo a uma supressão da FSH.

Posologia e via de administração:

Administração por via oral, conforme esquema posológico abaixo descrito.

Prevenção do cio: Administrar 1 comprimido de 15 em 15 dias, no anestro e durante o período pretendido. Em alternativa, aos primeiros sinais de cio, no proestro, administrar 1 comprimido durante 3 dias e depois 1 comprimido de 15 em 15 dias, durante o tempo pretendido. Idealmente o tratamento deve ser iniciado no anestro.

Tratamento da lactação consecutiva a uma pseudo-gestação, tratamento da pseudo-gestação e tratamento da satiríase nos machos: Administrar o medicamento veterinário durante 8 dias numa dose diária de 2 mg/Kg, ou seja:

  • 2 comprimidos por dia, para animais (gatos ou gatas) com menos de 5 Kg, 
  • 4 comprimidos por dia, para animais (gatos ou gatas) com 5 a 10 Kg.

Granuloma eosinófilo e Dermatite miliar: Administrar 1 comprimido de 2 em 2 dias, nas 3 primeiras semanas, depois 1 comprimido de 3 em 3 dias, nas 3 semanas seguintes e por fim 1 comprimido por semana, nas 3 últimas semanas. Se necessário, administrar 1 comprimido por semana para tratamento de manutenção.

Os comprimidos têm sabor e são bem aceites pelos gatos, podendo ser administrados diretamente na boca do gato ou, se necessário, adicionados no alimento.

Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: online@farmacianovadamaia.pt.

Top