

Desparasitante para cães e gatos.
Panacur Petpasta está indicado para o tratamento de infeções por nemátodos gastrointestinais em gatos, gatinhos, cães e cachorros. Em cães também se destina ao tratamento de infeções pelo protozoário Giardia.
Gatinhos e gatos adultos - Infeções pelos seguintes nemátodos gastrointestinais:
Cachorros e cães adultos - Infeção pelos seguintes parasitas gastrointestinais:
Substância ativa: Fenbendazol 187,5 mg/ml
O fenbendazol é um anti-helmíntico do grupo dos benzimidazóis carbamatos, que altera o metabolismo energético dos nemátodos. O mecanismo subjacente à ação anti-helmíntica do fenbendazol é a inibição da polimerização da tubulina em microtúbulos. O fenbendazol é eficaz contra as formas adultas e formas imaturas de nemátodos gastrointestinais. O mecanismo de ação dos benzimidazóis, como o fenbendazol, contra Giardia spp. baseia-se também na alteração do sistema microtubular do parasita. Os trofozoítos de Giardia lamblia tratados revelam discos ventrais fragmentados e depósitos no sistema de microtúbulos, enquanto os flagelos parecem não ser afetados.
Posologia e via de administração:
O medicamento veterinário deve ser administrado directamente na boca após o alimento, introduzindo a pasta contida no injetor na base da língua do animal. Em alternativa, a pasta pode ser também incorporada no alimento.
Cada injetor contém 4,8 g de pasta, equivalente a 900 mg de fenbendazol. O aplicador tem 18 graduações, cada unidade corresponde a 50 mg de fenbendazol. O número de unidades pretendido é selecionado, rodando o anel no aplicador.
O medicamento veterinário é apropriado para ser administrado em cães e gatos com peso inferior a 6 kg, independentemente da idade. Se o peso do animal exceder 6 kg, será necessário administrar mais do que um injetor.
Gatos adultos:
A dose é de 75 mg de fenbendazol/kg peso corporal, diariamente, durante dois dias consecutivos.
A dose diária para 2 kg de peso corporal corresponde a 3 graduações no aplicador. O esquema de dosagens daí resultante, é o seguinte:
Gatinhos, cachorros e cães adultos:
A dose é de 50 mg de fenbendazol/kg peso corporal, diariamente, durante três dias consecutivos.
A dose diária para 1 kg de peso corporal corresponde a 1 graduação do injetor. O esquema de dosagens daí resultante, é o seguinte:
Nos casos de infestações graves, a eliminação de Ancylostoma tubaeforme nos gatos adultos, de Giardia spp. nos cães e de ascarídeos especialmente nos cachorros e gatinhos, não é previsível que ocorra completamente, existindo assim um risco continuado de infeção para as pessoas que contactam com esses animais. Torna-se necessário proceder a exames de controlo com os intervalos adequados e, se necessário, a novos tratamentos, de acordo com as instruções do médico veterinário.
Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: online@farmacianovadamaia.pt