Octiset Solução Cutânea Spray 250ml
Octiset é um medicamento não sujeito a receita médica, antisséptico aquoso para a pele, feridas e membranas mucosas. Contém octenidina que apresenta amplo espectro de atividade antisséptica. É eficaz contra bactérias incluindo clamídia e micoplasmas, fungos e leveduras, protozoários (trichomonas), vírus (Herpes simples, VHB, VHC e VIH).
Substância ativa: 1ml de solução contém 1mg de dicloridrato de octenidina e 20mg de fenoxietanol.
Posologia e modo de administração:
A solução destina-se somente para uso tópico e não deve ser aplicada pressionando os tecidos, como por exemplo utilizando uma seringa. Salvo outra indicação, deve ser aplicado sobre a área a tratar assegurando uma completa distribuição do produto. Em alternativa pode ser pulverizado na zona alvo. Esfregar cuidadosamente a área a tratar com pelo menos 2 compressas embebidas na solução, uma após a outra, assegurando uma completa distribuição do produto. Em alternativa, pode também ser pulverizado sobre superfícies cutâneas de difícil acesso. No entanto, é preferível a aplicação com compressas. Deve ser verificado, em todos os casos, após a aplicação, um tempo de contacto de pelo menos 1 a 2 minutos antes da realização de outros procedimentos, como por exemplo antes da aplicação de curativos cirúrgicos. Pode ser utilizado para lavagem da cavidade oral nos casos em que toda a cavidade oral necessite ser tratada. Para tal devem ser utilizados 20 ml durante um período de 20 segundos. O produto deve ser pulverizado na área afetada de manhã e à noite na terapêutica adjuvante em casos de micose interdigital. Estes procedimentos devem ser cuidadosamente seguidos de modo a obter o efeito desejado. Até à data apenas existe experiência de utilização contínua até 14 dias, deve ser utilizado por um curto período de tempo.
Contraindicações:
Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer dos excipientes. Não deve ser utilizado para lavagem da cavidade abdominal (por exemplo intraoperativamente), da bexiga e membrana do tímpano.
Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.
De acordo com a legislação em vigor, os medicamentos não sujeitos a receita médica, em Portugal, só podem ser entregues nos concelhos da Maia, Gondomar, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde. Esta limitação não se aplica a envios para outros Estados Membros da União Europeia.