

Medicamento não sujeito a receita médica indicado na dependência da nicotina, alívio dos sintomas da privação da nicotina e alívio do desejo de fumar, como adjuvante da cessação tabágica.
Nicopatch TTS está indicado no tratamento da dependência do tabaco através do alívio dos sintomas de privação da nicotina em fumadores motivados para deixar de fumar. A cessação permanente do consumo de tabaco é o objetivo final do tratamento. Os programas de aconselhamento e apoio normalmente melhoram a taxa de sucesso.
Substâncias ativas: nicotina.
A nicotina, o principal alcalóide nos produtos do tabaco e uma substância autónoma que ocorre naturalmente, é um agonista do recetor da nicotina no sistema nervoso central e periférico. A nicotina demonstrou ser aditiva, no consumo de tabaco.
Posologia e modo de administração:
Apenas para adultos e adolescentes com idade superior a 15 anos. Nicopatch TTS não deve ser usado por fumadores com idade inferior a 18 anos sem a recomendação de um profissional de saúde. Este medicamento pode ser usado em monoterapia ou em associação com outros tratamentos de substituição da nicotina (TSN). No caso de terapêutica combinada, recomenda-se que os doentes procurem aconselhamento de um profissional de saúde. Nicopatch TTS adesivo transdérmico encontra-se disponível em três dosagens: 7 mg/24 h, 14 mg/24 h, 21 mg/24 h. A dosagem deve ser selecionada com base no grau de dependência de nicotina que é avaliado pelo número de cigarros fumados por dia ou pelo teste de Fagerström para a Dependência de Nicotina (teste disponível no folheto informativo). A dosagem do adesivo transdérmico deve ser adaptada à resposta individual: aumentar a dosagem ou manter a dosagem mais alta se não se alcançar uma completa cessação tabágica ou se forem observados sintomas de privação, reduzir no caso de suspeita de sobredosagem ou resultados satisfatórios. A duração do tratamento é de cerca de 3 meses mas pode variar em função da resposta individual. Este medicamento não deve ser usado durante mais de 6 meses exceto se indicado por um médico. Alguns ex-fumadores poderão necessitar de um período de tratamento mais prolongado de modo a evitar recaídas. O adesivo deve ser aplicado uma vez por dia, na mesma altura do dia, normalmente pela manhã, logo após acordar, numa parte saudável da pele. Lave as mãos antes de aplicar o adesivo. Abra a saqueta com uma tesoura pelo picotado, tal como indicado. Selecione uma superfície de pele seca, sem lesões cutâneas e que tenha poucos pelos (como a parte superior do braço, omoplata, peito ou anca). Remova uma parte do revestimento protetor evitando tocar com os dedos na superfície colante do adesivo. Aplique a parte colante do adesivo na pele e retire a parte remanescente do revestimento protetor. A aderência depende da pressão exercida durante a aplicação do adesivo. Pressione com firmeza o adesivo na pele durante cerca de 10 segundos com a palma da mão ou os dedos para assegurar uma adesão ótima do adesivo. Pressione os dedos com firmeza nas quatro extremidades do adesivo para assegurar que fica bem colado. Durante o manuseamento, evite o contacto com os olhos e com o nariz e lave as mãos após a aplicação. Deverá ser colocado um novo adesivo a cada 24 horas num local diferente do local anterior. O adesivo transdérmico deve ser dobrado ao meio com a parte colante virada para dentro antes de ser eliminado.
Contraindicações:
Hipersensibilidade à(s) substância(s) ativa(s) ou a qualquer dos excipientes. Não fumadores ou fumadores ocasionais.
Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.
De acordo com a legislação em vigor, os medicamentos não sujeitos a receita médica, em Portugal, só podem ser entregues nos concelhos da Maia, Gondomar, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde. Esta limitação não se aplica a envios para outros Estados Membros da União Europeia.