Profender Gato 5-8kg 20 pipetas
Desparasitante interno para gatos.
Descrição
Profender é um medicamento veterinário para gatos sofrendo de, ou em risco de, infeções parasitárias mistas causadas por vermes redondos, vermes achatados e vermes pulmonares das seguintes espécies:
Vermes redondos (Nemátodos)
- Toxocara cati (adultos maduros, adultos imaturos, L4 e L3),
- Toxocara cati (larva L3) – tratamento de gatas na fase final de gestação para prevenção da transmissão lactogénica à ninhada
- Toxascaris leonina (adultos maduros, adultos imaturos e L4)
- Ancylostoma tubaeforme (adultos maduros, adultos imaturos e L4)
Vermes achatados (Céstodos)
- Dipylidium caninum (adultos maduros e adultos imaturos)
- Taenia taeniaeformis (adultos)
- Echinococcus multilocularis (adultos)
Vermes pulmonares
- Aelurostrongylus abstrusus (adultos)
Substâncias ativas: Profender contém emodepside 21,4 mg/ml e praziquantel 85,8 mg/ml.
Emodepside é um composto semi-sintético pertencente ao novo grupo químico dos depsipéptidos. É ativo contra nemátodos (ascarídeos e ancilostomídeos). Neste medicamento, o emodepside é responsável pela eficácia contra Toxocara cati, Toxascaris leonina, Ancylostoma tubaeforme, e Aelurostrongylus abstrusus. Atua na junção neuromuscular estimulando os recetores pré-sinápticos pertencentes à família dos recetores da secretina, o que resulta na paralisia e morte dos parasitas.
Praziquantel é um derivado da pirazinoisoquinolina eficaz contra céstodos, tais como Dipylidium caninum, Echinococcus multilocularis, e Taenia taeniaeformis. Praziquantel é rapidamente adsorvido via superfície dos parasitas e atua principalmente por alteração da permeabilidade das membranas do parasita ao Ca++. Isto resulta em lesões severas do tegumento do parasita, contração e paralisia, rutura do metabolismo e por fim morte do parasita.
Posologia e via de administração:
As doses mínimas recomendadas são de 3 mg de emodepside / kg peso vivo e de 12 mg de praziquantel / kg peso vivo, equivalentes a 0,14 ml de Profender / kg peso vivo.
Para o tratamento de infeções por vermes redondos e vermes achatados uma única administração por tratamento é eficaz.
No caso do tratamento de gatas para prevenção da transmissão lactogénica de Toxocara cati (larva L3) à ninhada, uma única administração por tratamento, aproximadamente 7 dias antes da data prevista do parto, é eficaz.
No caso do verme pulmonar Aelurostrongylus abstrusus são eficazes dois tratamentos, administrados com intervalo de duas semanas entre eles.
Exclusivamente para uso externo. Remover uma pipeta da embalagem. Segurar a pipeta na posição vertical, torcer e retirar a tampa. Usar a extremidade oposta da tampa para partir o selo da pipeta.
Afastar o pelo do pescoço, na base da nuca do gato, até a pele ser visível. Colocar a ponta da pipeta sobre a pele e apertar a pipeta várias vezes com firmeza, de modo a esvaziar o conteúdo diretamente na pele. A aplicação na base da nuca minimizará a possibilidade do gato lamber o produto.
Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: online@farmacianovadamaia.pt