unknown
Crotax 8mg/ml Colírio 5ml

Crotax 8mg/ml Colírio 5ml

Indicado no tratamento tópico de infeções bacterianas provocadas por microrganismos sensíveis ao cloranfenicol para cães, gatos e equinos de desporto. 

7471375
9,40 €
Com IVA
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (992 Itens)
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (992 Itens)
✓ Medicamento sujeito a receita médico-veterinária.
Adicionar à lista de desejos Adicionado à lista de desejos
 Calcular o custo de envio

Crotax é um medicamento veterinário indicado no tratamento tópico de infeções bacterianas provocadas por microrganismos sensíveis ao cloranfenicol e afeções inflamatórias do globo ocular e estruturas anexas, nomeadamente:

  • Conjuntivites (inflamações da conjuntiva); 
  • Blefarites (inflamações da pálpebra);
  • Dacriocistites (infeções do saco lacrimal); 
  • Úlceras da córnea;
  • Tracoma (infeção da córnea e da conjuntiva);
  • Queratites (inflamações da córnea).

Substância ativa: Cloranfenicol 8 mg/g.

O cloranfenicol é utilizado topicamente no tratamento de infeções oculares pelo seu largo espectro de ação e pela sua capacidade de penetração no tecido ocular e no humor aquoso.

O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de largo espectro de ação e marcada atividade antimicrobiana contra bactérias aeróbias e anaeróbias grampositivas e gram-negativas, e riquétsias mas não clamídias. A maioria das bactérias gram-positivas são inibidas em concentrações de 1-10 μg/ml, e muitas bactérias gram-negativas são inibidas por concentrações de 0,2-5 μg/ml.

Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis, e algumas estirpes de bacteriáceas são altamente sensíveis ao cloranfenicol, podendo este ser bactericida para estes microrganismos.

O cloranfenicol atua como potente inibidor da síntese das proteínas microbianas, ligando-se reversivelmente à subunidade 50S dos ribossomas bacterianos, e inibindo a etapa peptidil transferase da síntese proteica.

Em algumas populações sensíveis ao cloranfenicol poderá surgir resistência em níveis reduzidos através da seleção de mutantes com permeabilidade reduzida. As resistências com significado clínico devem-se à produção da acetiltransferase do cloranfenicol, uma enzima por plasmídeo que inativa a molécula.

Posologia e via de administração:

De um modo geral deve ser aplicada uma gota do colírio, de 2 em 2 horas. Colocar o colírio no saco conjuntival (espaço entre olho e a pálpebra).

Dado que a ação do antibiótico é predominantemente bacteriostática, a terapêutica deve ser continuada até 48 horas depois da cura objetivada.

Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: [email protected]

Top