O nosso website usa cookies para que possamos melhorar sua experiência. Saiba mais sobre os nossos cookies

Aceito
Anthelmin Sabor 100comprimidos
Anthelmin Sabor 100comprimidos

Anthelmin Sabor 100comprimidos

Desparasitante interno para cães.

Ref. 7474197
87,95 €
Com IVA

Compre
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária.

Descrição

Anthelmin Sabor está indicado no tratamento de infestações mistas pelos seguintes nemátodos e céstodos em cães adultos e cachorros:

Nemátodos

  • Ascarídeos: Toxocara canis, Toxascaris leonina (formas imaturas tardias e formas maduras)
  • Ancilostomídeos: Uncinaria stenocephala, Ancylostoma caninum (adultos)

Céstodos

  • Taenia spp., Dipylidium caninum

Substâncias activas: Praziquantel 50mg, Embonato de pirantel 144mg Febantel 150mg

O medicamento veterinário contém três substâncias ativas: febantel, embonato de pirantel (pamoato) e praziquantel, um derivado da pirazinoisoquinolina parcialmente hidrogenada amplamente usado como anti-helmíntico em humanos e animais.

O Pirantel actua como um agonista colinérgico. O seu mecanismo de ação consiste em estimular os recetores colinérgicos nicotínicos do parasita, induzir paralisia espástica e, assim, permitir a sua eliminação do sistema gastrointestinal (GI) através dos movimentos peristálticos.

No sistema mamífero, febantel é submetido ao fecho do anel, formando os derivados fenbendazol e o oxfendazol. São estes derivados químicos que exercem o efeito anti-helmíntico através da inibição da polimerização de tubulina. A formação de microtúbulos é assim prevenida, resultando na perturbação das estruturas vitais ao normal funcionamento do helminto. A absorção da glicose é particularmente afetada, o que leva à depleção do ATP celular. O parasita morre após o esgotamento das suas reservas de energia, que ocorre no espaço de 2 a 3 dias.

O praziquantel é rapidamente absorvido e distribuído pelo parasita. Estudos in vitro e in vivo demonstraram que o praziquantel causa graves danos ao integumento do parasita, o que resulta em contração e paralisia. Existe uma contração tetânica quase instantânea da musculatura do parasita e uma rápida vacuolização da sincicial do tegumento. Esta rápida contração foi explicada pelas alterações nos fluxos dos catiões bivalentes, especialmente o cálcio.

Neste medicamento veterinário de associação fixa, o pirantel e o febantel atuam sinergicamente contra todos os nemátodos relevantes (ascarídeos e ancilostomídeos) nos cães. Em especial, o espectro de ação abrange a Toxocara canis, Toxascaris leonina, Uncinaria stenocephala e Ancylostoma caninum. O espectro de acção do praziquantel também abrange as espécies de céstodos nos cães, particularmente a Taenia spp.and Dipylidium caninum. O praziquantel actua contra as formas adultas e imaturas destes parasitas.

Não administrar a cães com idade inferior a 2 semanas e/ou com peso inferior a 2 Kg

Posologia e via de administração:

Administração oral.

As doses recomendadas são: 15 mg/Kg de peso corporal de febantel, 14,4 mg/Kg de pirantel e 5 mg/Kg de praziquantel. Equivalente a 1 comprimido por cada 10 Kg de peso corporal. Os comprimidos podem ser divididos em metades/quartos, para permitir uma dose mais precisa.O(s) comprimido(s) pode(m) ser administrado(s) diretamente ao cão ou dissimulados na comida. Não existe qualquer restrição de acesso à comida antes ou depois da administração do medicamento veterinário. Para assegurar a administração da dose correta, o peso corporal deve ser determinado de modo tão preciso quanto possível.

Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: online@farmacianovadamaia.pt.