unknown
Xeden 50mg 100 comprimidos

Xeden 50mg 100 comprimidos

Tratamento de infecções do tracto urinário e de piodermatite superficial e profunda em cães.

1020312
114,50 €
Com IVA
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (994 Itens)
Medicamento sujeito a receita médico-veterinária. (994 Itens)
✓ Medicamento sujeito a receita médico-veterinária.
Adicionar à lista de desejos Adicionado à lista de desejos
 Calcular o custo de envio

Xeden é um medicamento veterinário para tratamento de infecções do tracto urinário inferior (associado ou não a prostatite) e infecções do trato urinário superior causadas por Escherichia coli ou Proteus mirabilis. Tratamento de piodermatite superficial ou profunda.

Príncipio activo:

Enrofloxacina.

Espécies:

Cães.

Propriedades farmacológicas:

A enrofloxacina é uma fluorquinolona sintética que exerce a sua atividade inibindo a topoisomerase II, uma enzima interveniente no mecanismo de replicação bacteriana. Na generalidade a enrofloxacina é ativa contra a maioria das bactérias gram-negativas, especialmente contra as Enterobacteriaceas. São geralmente sensíveis a Escherichia coli, Klebsiella spp., Proteus spp., e Enterobacter sp. A Pseudomonas aeruginosa apresenta sensibilidade variável, e normalmente quando sensível tem CIM superior à dos outros organismos sensíveis. Os Staphylococcus aureus e Staphylococcus intermedius são normalmente suscetíveis. Os Streptococcus, Enterococcus e bactérias anaeróbias são geralmente resistentes.

Apresentações: 

Cytopoint® está disponível em frascos de 1 mL com quatro diferentes concentrações de anticorpo (10, 20, 30 ou 40 mg/mL).

Administração e doses:

Via oral.

5 mg de enrofloxacina/kg de peso corporal/dia numa única toma diária, i.e. um comprimido para 40 kg de peso corporal, diariamente por:

- 10 dias em infeções do trato urinário inferior.

- 15 dias em infeções do trato urinário superior e infeções do trato urinário inferior associadas a prostatite.

- mais de 21 dias em caso de piodermite superficial, dependendo da resposta clínica.

- mais de 49 dias em caso de piodermite profunda, dependendo da resposta clínica.

Contraindicações:

Não administrar a cães jovens ou em crescimento (com menos de 12 meses de idade (raças pequenas) ou com menos de 18 meses de idade (raças grandes)), uma vez que o medicamento veterinário pode causar alterações da cartilagem epifiseal em cachorros em crescimento. Não administrar a cães com epilepsia, porque a enrofloxacina pode causar estimulação do SNC. Não administrar a cães com conhecida hipersensibilidade às fluoroquinolonas ou a qualquer dos excipientes deste medicamento veterinário. Não administrar em casos de resistência às quinolonas, porque existe resistência cruzada quase completa com outras quinolonas e resistência cruzada completa com outras fluorquinolonas. Não administrar simultaneamente com tetraciclinas, fenicois ou macrólidos, devido aos potenciais efeitos antagonistas.

Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: [email protected]

Top