

Desparasitante interno para cães de raça grande.
Anthelmin XL está indicado no tratamento de infestações mistas pelos seguintes nemátodos e céstodos em cães adultos de raça grande.
Nemátodos
Céstodos
Substâncias ativas: Praziquantel 175mg, Embonato de pirantel 504mg Febantel 525mg
O medicamento veterinário contém três substâncias ativas: febantel, embonato de pirantel (pamoato) e praziquantel, um derivado da pirazinoisoquinolina parcialmente hidrogenada amplamente usado como anti-helmíntico em humanos e animais.
O Pirantel actua como um agonista colinérgico. O seu mecanismo de ação consiste em estimular os recetores colinérgicos nicotínicos do parasita, induzir paralisia espástica e, assim, permitir a sua eliminação do sistema gastrointestinal (GI) através dos movimentos peristálticos.
No sistema mamífero, febantel é submetido ao fecho do anel, formando os derivados fenbendazol e o oxfendazol. São estes derivados químicos que exercem o efeito anti-helmíntico através da inibição da polimerização de tubulina. A formação de microtúbulos é assim prevenida, resultando na perturbação das estruturas vitais ao normal funcionamento do helminto. A absorção da glicose é particularmente afetada, o que leva à depleção do ATP celular. O parasita morre após o esgotamento das suas reservas de energia, que ocorre no espaço de 2 a 3 dias.
O praziquantel é rapidamente absorvido e distribuído pelo parasita. Estudos in vitro e in vivo demonstraram que o praziquantel causa graves danos ao integumento do parasita, o que resulta em contração e paralisia. Existe uma contração tetânica quase instantânea da musculatura do parasita e uma rápida vacuolização da sincicial do tegumento. Esta rápida contração foi explicada pelas alterações nos fluxos dos catiões bivalentes, especialmente o cálcio.
Neste medicamento veterinário de associação fixa, o pirantel e o febantel atuam sinergicamente contra todos os nemátodos relevantes (ascarídeos e ancilostomídeos) nos cães. Em especial, o espectro de ação abrange a Toxocara canis, Toxascaris leonina, Uncinaria stenocephala e Ancylostoma caninum. O espectro de acção do praziquantel também abrange as espécies de céstodos nos cães, particularmente a Taenia spp.and Dipylidium caninum. O praziquantel actua contra as formas adultas e imaturas destes parasitas.
Este medicamento veterinário não é recomendado para utilização em cães com peso inferior a 17,5Kg.
Posologia e via de administração:
Administração oral. As doses recomendadas são: 15 mg/kg de peso corporal de febantel, 14,4 mg/Kg de pirantel e 5 mg/Kg de praziquantel. Equivalente a 1 comprimido por cada 35 Kg de peso corporal. Os comprimidos podem ser divididos em metades.
Não existe qualquer restrição de acesso à comida antes ou depois da administração do medicamento veterinário. O(s) comprimido(s) pode(m) ser administrado(s) diretamente ao cão ou dissimulados na comida. Para assegurar a administração da dose correta, o peso corporal deve ser determinado de modo tão preciso quanto possível.
Para o controlo da Toxocara, a administração às cadelas em lactação deve ser realizada 2 semanas após a gestação e a cada 2 semanas até ao desmame. No caso de uma infestação grave por nemátodos, deve repetir-se a administração após 14 dias.
Como controlo de rotina, recomenda-se a administração de uma dose única a cada 3 meses.
Por se tratar de um medicamento veterinário sujeito a receita médica, solicitamos o envio da mesma para o e-mail: [email protected]